18º Salão do Artesanato traz talentos e sabores regionais a São Paulo

Artesãos de todo o Brasil se reúnem no Pavilhão da Bienal de 28 de agosto a 1º de setembro para exibir e vender suas criações únicas, com entrada franca

Artesãos e Mestres-artesãos do país inteiro, entre ceramistas, rendeiras, bordadeiras, escultores e artistas plásticos (500 presenciais, mas com trabalhos que representam mais de 1500), se reunirão no maior evento de do setor em São Paulo, o 18º Salão do Artesanato, que acontece de 28 de agosto a 1º de setembro, no Pavilhão da Bienal.

Entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, acontecerá o 18º Salão do Artesanato, das 11 às 21h. Mestres-artesãos e artesãos do país inteiro, entre ceramistas, rendeiras, bordadeiras, artistas plásticos (500 presenciais, mas com trabalhos que representam mais de 1500), se reunirão em um dos maiores encontros do segmento do Brasil.

Com entrada franca e livre para todas as idades, quem visitar o evento poderá acompanhar manifestações artísticas variadas, de diversões rincões do País, com peças em cerâmica, barro, argila, madeira, fios, capim, palha, metais, tecidos e outros materiais que se transformam em rendas, bordados, esculturas, utilitários, objetos de decoração, acessórios, confecções, móveis, além de gastronomia típica e apresentações musicais com ritmos de todas as regiões do Brasil.

Com uma forte parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, estão sendo selecionados, em 23 estados e no Distrito Federal, os melhores trabalhos artesanais para exposição e venda. O Salão conta também com a participação de duas Confederações de Artesãos: a Confederação Brasileira de Artesãos (Conart) e a Confederação Nacional do Artesãos do Brasil (Cnarts).

Este ano, o lema do 18º Salão do Artesanato é “A Arte Fora de Série”, o que demonstrará a capacidade criativa e o talento de artistas de todas as regiões do Brasil. De norte a sul, o melhor da expressão cultural do País materializado em peças exclusivas e únicas será o grande atrativo desse evento que retorna à São Paulo depois de duas edições realizadas antes da pandemia.

Esta edição trará compromissos com a sustentabilidade e inclusão social. A organização planeja atendimento especial a pessoas com deficiências; adoção de modelo de gerenciamento seletivo de resíduos; campanhas de educação para a sustentabilidade; entre outras ações.

Estão previstas também Rodadas de Negócios com o objetivo de fomentar contatos entre artesãos e lojistas de todo o Brasil e até do exterior, com impulsionamento de vendas durante e pós evento.

De acordo com Leda Simone Alves, diretora executiva da Rome Eventos, promotora do Salão do Artesanato, o retorno da realização da feira em São Paulo, depois de se ausentar pela pandemia, foi um ganho considerável, uma vez que São Paulo é um grande centro de consumo do artesanato nacional.

“São Paulo configura-se no maior polo negociador de artesanato e consumidor de arte no País. A cidade é o maior polo cultural e gastronômico do Brasil, e prima pela diversidade e valorização das manifestações artísticas regionais. O Salão de Artesanato é uma grande oportunidade para firmar parcerias, fechar acordos e praticar networking”, comenta Leda.

ATRAÇÕES CULTURAIS, OFICINAS DE ARTESANATO E GASTRONOMIA

As atrações musicais prometem um passeio pelos diversos ritmos das cinco regiões do Brasil: seresta, viola caipira, samba, choro, toadas, xote, xaxado e baião, estão entre os atrativos.

Haverá também uma área de alimentação com pratos da gastronomia típica regional.

Outro segmento que terá destaque será a moda, com participação de estilistas que têm em suas coleções a inspiração e uso de matérias artesanais.

Durante o Salão serão oferecidas oficinas de artesanato para os que desejarem desenvolver ou aprimorar alguma habilidade da área.

ROME EVENTOS

Empresa especializada na promoção, planejamento, organização e coordenação de eventos, com foco em feiras comerciais, há 30 anos no mercado. Promotora das maiores e mais tradicionais feiras de Brasília, Expotchê, com 31 edições e o Salão do Artesanato – 17 edições realizadas.

Serviço:
18º Salão do Artesanato
Dias 28 de agosto a 1º de setembro – das 11 às 21h18º Salão do Artesanato traz talentos e sabores regionais a São Paulo
Pavilhão da Bienal – São Paulo
ENTRADA FRANCA
LIVRE PARA TODAS AS IDADES
Entrada franca – https://www.salaodoartesanato.com.br

Ir para o Topo