O Google lançou uma nova versão de sua inteligência artificial (IA) de previsão meteorológica, o GenCast. A novidade promete gerar dados precisos do clima diário e de eventos extremos com até 15 dias de antecedência.
As estimativas são obtidas a partir do cruzamento de 50 ou mais previsões recentes com quatro décadas de dados meteorológicos do arquivo do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF) — fornecendo informações mais confiáveis que as do próprio instituto, segundo a empresa.
A novidade foi divulgada em uma publicação na revista científica Nature no início de dezembro com as evidências da confidenciabilidade das previsões da ferramenta do Google.
O GenCast usa uma IA que se adapta à geometria esférica da Terra para gerar com precisão a distribuição de probabilidade de cenários climáticos futuros, conseguindo prever até catástrofes ambientais a partir de seu banco de dados e da entrada de informações do clima recente.
De acordo com o Google, a linguagem consegue encontrar um meio-termo entre as estimativas existentes, tentando evitar se basear exageradamente em previsões extremas ou subestimar informações.
A novidade supera o modelo anterior, o GraphCast, desenvolvido em 2023 pela empresa — já que suas previsões só chegavam aos 10 dias de antecedência.
A ferramenta pode ser útil para governantes prevenirem eventos de destruição motivados pelo clima.
“Previsões mais precisas de riscos de clima extremo podem ajudar autoridades a proteger mais vidas, evitar danos e economizar dinheiro”, diz o comunicado à imprensa feito pela empresa.
Saiba como remover suas informações pessoais da busca do Google