Banco de Portugal bloqueia transferências para corretoras de criptomoedas


O Banco de Investimentos Globais (BiG), um dos maiores de Portugal, está bloqueando transações de clientes para corretoras de criptomoedas. As informações foram apresentadas por José Maria Macedo, co-fundador da Delphi Labs, que teve uma transação rejeitada.

Segundo o banco, a decisão foi tomada em alinhamento com os alertas do Banco Central Europeu e outras autoridades monetárias da Europa. O texto cita leis anti-lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Vale lembrar que o MiCA (Markets in Crypto Assets), um dos maiores conjuntos regulatórios da UE, entrou em vigor no fim de dezembro. Além disso, a região tem tomado outras medidas agressivas em relação ao setor cripto.

Banco português bloqueia transferência de dinheiro para corretora de criptomoedas

Em texto compartilhado em suas redes sociais, o desenvolvedor José Maria Macedo se mostra indignado com a postura do Banco de Investimentos Globais (BiG), que bloqueou sua transferência para a corretora Kraken, que opera sobre o nome de Payward Ireland Ltd na região.

“Caro Cliente, informamos que a operação de [informação oculta] para a conta titulada de Payward Ireland Ltd será recusada.”

Seguindo, o texto cita “alertas que têm vindo a ser emitidos pelo Banco Central Europeu, pela Autoridade Bancária Europeia e pelo Banco de Portugal” e que “a conta titulada junto do BiG não deverá registar movimentação com plataformas de negociação de ativos virtuais ou de empréstimos pessoais.”

Chateado com a situação, Macedo escreveu que “as criptomoedas são inevitáveis, os bancos estão mortos, e esses abusos de poder apenas despertarão mais pessoas para transferirem sua riqueza para a blockchain”.

Além de Portugal, no passado foram registrados que diversos bancos do Reino Unido tomaram a mesma postura, isso inclui o NatWest, Santander e diversos outros, dificultando que empresas e investidores individuais tenham acesso a esse mercado.

Nos comentários, no entanto, um dos seguidores de Macedo comenta que está usando os bancos CaixaBank e Santander para depósitos e saques sem nenhum problema em Portugal, recomendando que o desenvolvedor mude de banco.

Por fim, o setor tradicional evoluiu muito nos últimos anos, mas alguns casos isolados ainda mostram que o mercado de criptomoedas ainda sofre repressão por alguns pares.





Fonte: Livecoins

Instrumento de mídia independente atuante no Brasil desde 2005, idealizado por Mauricio de Araujo e comprometido com a disseminação de informação validada e verdadeira, sem nenhum comprometimento político, ideológico ou religioso. Entidades ou grupos de classe com viés políticos ou ideológicos não nos representam e NÃO devem ser identificados ou interpretados como nós ou nossos representantes, haja vistas não mantemos NENHUM VÍNCULO com estes grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o Topo