Entrando na briga de peixe grande. A Bluesky anunciou uma captação de investimentos que a avaliouem US$ 700 milhões.
Lembra dele? Criado por um dos fundadores do Twitter em 2019, o Bluesky nasceu com a ideia de ser uma alternativa à rede social, com conteúdos mais leves. Logo que lançou, ele conseguiu chegar rapidamente a 3 milhões de usuários.
A relevância: As únicas redes que dominavam o mercado de “microblogs” — foco em textos curtos e comentários — eram o próprio X, com 500M de usuários mensais, e mais recentemente o Threads, com 275M. Agora, o Bluesky já tem +25M de usuários.
Acontece que, desde a vitória de Trump, o Bluesky já ganhou mais de 13M de usuários, a grande maioria ex-usuários do X que não gostaram da proximidade de Musk com o presidente eleito, com receio de falta de neutralidade da plataforma.
Para você ter uma ideia, quando Musk comprou o Twitter em 2022, houve uma queda de 25% no uso ativo da plataforma entre jovens adultos.
Pela redação, com pesquisas da Internet