Coletânea “Quais de Mim Você Procura” apresenta seus novos lançamentos: “Mulheres na Gastronomia” e “Mulheres Terapeutas”

Câmara Municipal de São Paulo sedia coquetel de lançamento e tarde de autógrafos

A Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí,100, Centro de SP), recebeu, em seu Plenário 1° de maio, o coquetel de lançamento e tarde de autógrafos das obras “Mulheres na Gastronomia” e “Mulheres Terapeutas”, ambas integrantes da coletânea Quais de Mim Você Procura, projeto sociocultural que faz parte do Instituto de mesmo nome, fundado e idealizado pela empreendedora, diplomata, TEDx Speaker, associada à Organização Brasileira de Mulheres Empreendedoras (OBME), apresentadora de TV e mentora de mentoras Katia Teixeira.

“Quais de Mim Você Procura” é a maior liga de mulheres investidoras e empreendedoras que atuam em prol da mulher vulnerável. O projeto “Mulheres Escritoras” foi selecionado pela Rank Brasil, uma empresa independente que atua há mais de vinte anos registrando exclusivamente recordes brasileiros nas mais diversas áreas.

Durante a solenidade, a mesa foi composta pela Vereadora Edir Sales (PSD) ; Aníbal Teixeira, empresário e palestrante; Sueli Campos, posfaciadora da obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres na Gastronomia” e especialista em expansão de franquias; Izabela Dolabella, Masterchef e prefaciadora da obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres na Gastronomia” ; Adriana Cisksar, coordenadora da obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres na Gastronomia”; Marina Meuli, posfaciadora da obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres Terapeutas” , Eunice Porto, consteladora Familiar, palestrante internacional e coordenadora da obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres Terapeutas”.

O evento reuniu coautoras, organizadores, apoiadores, especialistas, amigos e familiares de todo o Brasil para acessar as obras, celebrar o lançamento e claro, sublinhar o papel da mulher na sociedade contemporânea, em especial nos setores destacados nestas duas obras.

Em sua fala, a vereadora Edir Sales destacou a importância e o impacto positivo da participação ativa das mulheres na sociedade, especialmente em setores como saúde mental e gastronomia (temas das obras lançadas), bem como seus reflexos na economia, turismo e desenvolvimento da cidade de São Paulo. Em seguida, ressaltou sua constante luta contra a violência doméstica, com a criação da Lei do Botão do Pânico, aplicativo que permite às vítimas pedirem socorro imediato às autoridades; a instalação de abrigos temporários municipais a mulheres em situação de risco; o projeto “Não Se Cale”, que estabelece protocolos de conduta em casos de agressão sexual, e a “Lei do Auxílio Ampara”, que concede benefícios a filhos de vítimas de feminicídio.

Os integrantes da mesa também pontuaram que as mulheres que atuam na gastronomia têm um papel fundamental como agentes de transformação social na cidade de São Paulo, visto que o setor de alimentos e bebidas é responsável por parte do PIB da cidade, gerando empregos diretos e indiretos. As mulheres estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção de alimentos até a comercialização e preparo de pratos. Além disso, a valorização da culinária local e regional, impulsionada por mulheres empreendedoras e chefes de cozinha, tem ajudado a atrair turistas para a cidade, contribuindo para a diversificação da oferta gastronômica e cultural. Ainda, as iniciativas de sustentabilidade e inclusão social lideradas por mulheres na gastronomia têm contribuído para o desenvolvimento de comunidades e bairros, promovendo a geração de renda e a redução de desigualdades.

Falando sobre a obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres na Gastronomia”, Aníbal Teixeira compartilhou sua experiência nos bastidores das obras, os desafios e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. Sueli Campos, posfaciadora, trouxe seu conhecimento sobre gastronomia e expansão de franquias, aprimorando a discussão. A prefaciadora da obra e Masterchef Izabela Dolabella, agradeceu a dedicação de toda a equipe em tornar o projeto possível, mesmo com a correria das agendas das profissionais envolvidas, e pela paciência e o apoio, para que ela também pudesse participar do projeto. Agradeceu também aos familiares que acompanharam todo o processo, bem como os amigos presentes. Por fim, Adriana Cisksar, coordenadora da obra e fundadora do Instituto Mães Brasil, destacou a importância da união e resiliência para a conclusão do livro.

Durante a apresentação da obra “Quais De Mim Você Procura? – Mulheres Terapeutas”, Marina Meuli, Heloísa Capelas e Eunice Porto, coautoras com uma trajetória notável na área da saúde mental, enfatizaram a relevância das mulheres terapeutas na sociedade e a necessidade de fortalecer a sororidade em todas as esferas sociais. Essas profissionais estão presentes em diversos locais, como grupos de suporte, conversas entre amigas, clínicas comunitárias, carentes e periféricas, e espaços de escuta, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e a promoção da saúde mental em todas as regiões, enquanto preservam histórias pessoais e tradições e curam almas. Elas não se limitam a moldar as mentes que buscam compreensão, ajuda e cura para desbloquear suas potencialidades humanas, mas também transcendem fronteiras culturais e desafiam normas estabelecidas, liderando movimentos de saúde mental, promovendo a consciência emocional e valorizando práticas e técnicas tradicionais.

Katia Teixeira complementou as falas da mesa, compartilhando histórias pessoais e sublinhando a importância de criarmos um mundo mais soror, em que cada mulher veja na outra não uma concorrente, mas sim uma inspiração, alguém a quem ajudar, ensinar, aprender, dar apoio e trazer à tona a melhor versão dela mesma. Encerrando o evento, Kátia Teixeira, acompanhada pela vereadora Edir Sales, entregaram às coautoras presentes o certificado honroso de participação no projeto Quais de Mim Você Procura nas obras respectivas, abrindo espaço para o netweaving e fortalecendo ainda mais os laços de sororidade entre elas.

Para saber mais sobre o Instituto Quais de Mim Você Procura, acesse https://institutoqdmvcp.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o Topo