A prática de importar é um desejo comum para diversas pessoas, estejam elas interessadas em presentear alguém com algo que só é encontrado no exterior ou ampliar suas coleções de itens vendidos mais baratos lá fora. Entretanto, você pode ser taxado – ou não – pela Receita Federal.
Caso sua compra tenha sido barrada quando chegou ao Brasil, o site de rastreamento do Correios terá uma notificação para o pagamento de um valor – que depende do preço da sua aquisição –, para que o produto possa ser entregue ao destinatário.
Quer saber como realizar o pagamento da taxa dos Correios? Então, confira nosso tutorial!
Como pagar a taxa do Correios de itens importados?
Para pagar a taxa dos Correios em caso de compras feitas no exterior, basta seguir os passos descritos a seguir:
- Acesse o site do idCorreios e faça um cadastro na plataforma. É por meio dele que você vai gerenciar as suas encomendas internacionais ao acessar a área Minhas importações no canto inferior direito;
Fique de olho no idCorreios para pagar a taxa de importação da sua compra internacional.Fonte: Correios/Reprodução
- Após acessar essa área, insira o código de rastreamento dos Correios no campo Pesquisar encomenda;
- Depois que a busca no sistema for realizada, é preciso clicar em Pagar taxas e tributos clicando no símbolo “$” e marcar a caixa no canto inferior direito para seguir para a próxima tela. Selecione Concluir pagamento para receber as informações do boleto bancário.
Caso queira, também é possível fazer o pagamento da taxa utilizando o aplicativo dos Correios para Android ou iOS. Seja qual for a sua escolha para pagar esse valor, assim que ele for confirmado no sistema sua encomenda será liberada e enviada para o endereço indicado.
O que acontece se não pagar a taxa de importação?
Caso o usuário não pague a taxa dos Correios dentro do prazo de 30 dias, o pacote é devolvido ao remetente, sendo necessário um novo envio. A dica atual é: veja qual o valor da tributação e faça a conta se compensa comprar o item em outros países levando em consideração o valor da possível da taxação.
E então, o que achou do conteúdo?
Caso tenha ficado com alguma dúvida, comente em nossas redes sociais.
Até mais!