[ad_1]

Quando falamos em marketing digital muitas vezes parece que é “uma coisa só”. Mas a realidade é que existem muitas áreas dentro deste “guarda-chuva”. Diante de tantas possibilidades, é natural que quem está começando sua carreira no marketing agora fique um pouco perdido, sem saber para onde ir e a diferença entre as áreas do Marketing Digital.

Muitos cargos surgiram nos últimos anos, o que proporcionou um leque enorme de áreas para trabalhar com marketing digital, tanto para o profissionais iniciantes ou em transição de carreira. Neste artigo iremos te apresentar as 11 principais.

Vamos descobrir quais são essas áreas juntos? Boa leitura!

Áreas do Marketing Digital

Além das diversas possibilidades de áreas atuação no Marketing Digital, como veremos a seguir, você consegue ingressar profissionalmente em diversos tipos de empresas, como: pequenas, médias e grandes, startups, e-commerces, ou mesmo em agências, sejam elas voltadas para design, publicidade, marketing digital ou mesmo marketing de influência.

Descubra, a seguir, 11 áreas de atuação no marketing digital e a estratégia por trás de cada uma.

áreas do marketing digital

Marketing Digital

Marketing Digital é um conjunto de ações no ambiente digital que exigem muito planejamento e estratégia para promover produtos e empresas. 

Muitas empresas, sobretudo as pequenas e médias, possuem cargos para profissionais de marketing generalistas, ou seja, profissionais que sabem “um pouco de todas as áreas” e ajudam o negócio a crescer utilizando o ambiente digital.

Possíveis cargos de atuação:

áreas do marketing digital e possíveis cargos generalistas

Conteúdo

O Marketing de conteúdo ganhou importância muito grande com o crescimento da internet e é parte fundamental de uma boa estratégia de Inbound Marketing. É através dele que conseguimos auxiliar os leads a caminharem pelo funil de vendas.

Investir em conteúdo é parte importante do Marketing Digital e os profissionais de conteúdo devem estar alinhados com toda a estratégia traçada para entregar bons resultados.

O profissional dessa área do marketing digital deve ter o português em dia e saber de redação, não só publicitária e copywriting, como em um todo para produção de blogposts e materiais ricos, além de dominar técnicas SEO. Então, se você tem afinidade com esse segmento, acesse esse conteúdo e aprofunde seus conhecimentos em marketing de conteúdo.

Possíveis cargos de atuação:

  • Redator
  • Conteudista
  • Copywriter
  • UX Writer
áreas do marketing de conteúdo e seus possíveis cargos

Inbound Marketing

Inbound Marketing também é conhecido como marketing de atração e é uma possível área do marketing digital para você que deseja trabalhar segmento, já que tem crescido e se consolidado cada vez mais no mercado.

O profissional dessa área é responsável pelo planejamento, execução e gerenciamento da estratégia de Inbound Marketing nas empresas. Em resumo, seu principal objetivo é transformar usuários desconhecidos em clientes por meio de uma metodologia subdividida em 4 etapas: Atração, Conversão, Vendas e Encantamento. Dessa forma, ganhamos a atenção e confiança do consumidor através do relacionamento para, depois disso, vender a ele.

Possíveis cargos de atuação:

SEO

SEO é a sigla para Otimização para Mecanismos de Busca, em português. O SEO consiste, basicamente, em otimizar sites para que eles tenham uma maior visibilidade na busca orgânica (gratuita) do Google.

O profissional especializado em SEO vai otimizar os conteúdos digitais de uma empresa, além de ser responsável pela estratégia, gerenciamento e execução de atividades de marketing com o objetivo de ranquear bem um site na busca orgânica do Google para determinadas palavras-chave.

frase: "A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele" Martha Gabriel

Esta frase da Martha Gabriel resume bem esta estratégia de marketing: não há nada melhor do que aparecer para um potencial cliente quando este está buscando ativamente por um produto ou serviço ou mesmo uma informação para resolver uma necessidade específica. Este é o poder do SEO: estar presente, de forma orgânica, em diversos pontos da jornada de compra de um cliente.

Você pode dar o primeiro passo nesta área conhecendo a nossa Academia da Web.

Possíveis cargos de atuação:

  • Analista de SEO
  • Coordenador de SEO
  • Gerente de SEO
áreas do seo e marketing digital

Mídias pagas (Tráfego pago)

A estratégia de tráfego pago se baseia em realizar investimentos em anúncios nas plataformas de mídias digitais com o objetivo de trazer pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar de sua marca. Também conhecido como marketing de performance, com ele, podemos gerar resultados de forma muito mais rápida e até potencializar interações orgânicas. É uma área do marketing digital bastante procurada por iniciantes.

O profissional de mídia é responsável pelo planejamento, criação e análises de campanhas em canais pagos. É muito importante também realizar no dia a dia o monitoramento das campanhas, avaliar seu desempenho e otimizar para obter o melhor retorno sobre o investimento.

Para realizar essas ações, utiliza-se amplamente plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads, entre outras, para trazer a determinado site ou e-commerce pessoas interessadas no que as empresas têm a oferecer.

Possíveis cargos de atuação:

  • Analista de Mídia performance
  • Coordenador de Mídia Performance
  • Gerente de Mídia Performance
  • Gestor de tráfego
  • Analista de Mídia Programática
áreas de atuação no tráfego pago

Mídias sociais

Mídias Sociais são canais de comunicação viabilizados pela tecnologia. Eles possibilitam a publicação e recepção de informações por parte de seus usuários. Ou seja, é o Instagram, Facebook, Tiktok, Pinterest, entre tantos outros que fazem parte do nosso cotidiano.

O profissional de mídias sociais atuará diretamente com essas plataformas, traçando estratégias e planejamentos, gerenciando e executando ações de marketing e conteúdo. É alguém que deve possuir bom repertório e estar sempre antenado às tendências, conversas e memes.

Possíveis cargos de atuação:

  • Analista de Mídias Sociais
  • Coordenador de Mídias Sociais
  • Gerente de Mídias Sociais
  • Community Manager

Conversão

Você pode também atuar na área de conversão, que se aprofundará em conhecimentos e técnicas de CRO (Otimização da Taxa de Conversão).

Essa é uma estratégia do marketing digital que consiste em uma série de ações que visam aumentar as conversões de um site ou landing page, por exemplo, sem grandes mudanças de estratégia e/ou investimentos. Ou seja, o CRO aproveita o tráfego que o site já recebe, seja via mídia paga ou orgânica, e melhora uma determinada conversão.

O profissional especializado em conversão vai realizar muitos testes A/B em seu dia a dia, levantando hipóteses a serem confirmadas ou descartadas, além de buscar constantes melhorias a serem implementadas em busca de potencializar conversões.

Possíveis cargos de atuação:

  • Analista de CRO
  • Coordenador de CRO
  • Analista de Inbound Marketing
áreas relacionadas a CRO (Otimização da Conversão)

E-mail

O E-mail Marketing é uma das ferramentas que mais contribui para os resultados de uma estratégia de Marketing Digital. Resumidamente, essa área do marketing digital consiste na prática de enviar e-mails para uma lista de contatos selecionados com base num planejamento prévio, com o objetivo de fazer com que a marca se relacione com clientes e potenciais clientes, aumentando assim as chances de conversões.

É um grande aliado na estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, pois auxilia a nutrir o lead através de fluxos de automação, do envio de materiais ricos, postagens e demais conteúdos pertinentes, além de reforçar o relacionamento com o consumidor por meio de newsletter.

O dia a dia do profissional dessa área envolve configurar ferramentas de disparo de e-mail como RD Station e Mailchimp, segmentar leads, criar campanhas e fluxos de nutrição automatizados, realizar testes A/B, analisar as métricas e realizar otimizações sempre que for necessário.

Comece a estudar com especialistas e ingresse na área com mais confiança e bagagem.

Possíveis cargos de atuação:

  • Analista de e-mail marketing
  • Analista de CRM
  • Analista de Inbound Marketing
  • Analista de Marketing Digital
áreas de email marketing

Branding

O Branding é um conjunto de estratégias, cores, elementos e técnicas que servem para gerir as estratégias de uma marca. Ou seja, é tudo o que compõe uma marca e tudo o que ela faz, com a finalidade de transmitir seus valores, cultura e também de marcar os clientes de uma forma positiva.

O profissional de Branding vai planejar, estruturar, gerir e promover a marca com o objetivo de aumentar sua relevância frente seus consumidores e possíveis clientes, cuidar da reputação com o público e potencializar a visibilidade da sua marca.

Possíveis cargos de atuação:

  • Planejamento / Planner
  • Analista de Marca
  • Gerente de Marca
  • Analista de Produto
  • Gerente de Produto
área de branding

Design e Vídeo

O setor de Arte, como também é chamado, é responsável por toda a parte visual dos conteúdos de Marketing. É responsável por desenvolver layouts alinhados com o objetivo de comunicação dos clientes, que podem ir desde uma simples publicação em mídias sociais até a produção de um material rico.

O profissional de arte pode se especializar na área de Design Gráfico, no segmento de Vídeo ou ser mais generalista e contar com os dois serviços para oferecer ao mercado.

O dia a dia dessa área do marketing digital envolve muita criatividade e o domínio de diversas ferramentas gráficas, como Illustrator, Photoshop, InDesign no caso de Design e Premiere Pro e After Effects por exemplo, no caso da área de Vídeo.

Possíveis cargos de atuação:

  • Web Designer
  • Digital Designer
  • Diretor de Arte
  • UX Designer
  • UI Designer
  • Editor de Vídeo
  • Video Maker
  • Motion Designer
áreas de design e vídeo

Growth

Growth Hacking é um método sistematizado utilizado por empresas com o objetivo de aumentar sua base de clientes, melhorar os níveis de retenção e ampliar sua receita com base em análise de dados profunda, muita experimentação e aprendizados constantes.

O profissional de Growth vai trabalhar muito com análise de dados, levantamento de hipóteses, velocidade de implementação, além da iteração em seu dia a dia.

Quer se aprofundar mais nessa área do marketing digital? Conheça o curso de Ethical Marketing onde oferecemos uma imersão completa, e você aprende na prática como aplicar seus conhecimentos. Lançamento em breve pela Academia da Web.

Possíveis cargos de atuação:

áreas de atuação em growth

Como trabalhar nessas áreas do marketing digital ?

Investir na sua formação, com certeza, é o primeiro passo para trabalhar em qualquer área do marketing digital. Você pode investir em uma formação tradicional, como uma graduação ou pós-graduação ou optar por cursos mais práticos, baratos e objetivos.

Existem diversos cursos bem completos no mercado hoje, como os oferecidos pela Academia da Web. Comece sua ecxperiencia gratuitamente em nosso Site Oficial!

São vários cursos completos, dinâmicos e com certificado que contam com professores experientes, altamente capacitados e que conhecem o mercado, te passando de forma clara e objetiva todo o conteúdo que você precisa aprender. 

Acesse os nossos links nesta matéria e descubra todos os cursos que oferecemos para deslanchar sua vida profissional. 

[ad_2]

Leave a comment