Pensando na prevenção de doenças a campanha Novembro Azul, teve seu dia D na última terça-feira 20 de novembro de 2018, na ESF – Estratégia de Saúde da Família Central, onde foi realizado o atendimento de mais de 800 homens.
“Como gestor público fico muito contente ver que os homens estão se prevenindo e verificar que as ações da Administração Municipal surtem efeitos positivos, mobilizando para a prevenção tanto na saúde do homem quanto na da mulher”, destacou o prefeito de Costa Rica – MS Waldeli dos Santos Rosa.
Entre consultar médicas, atendimentos de saúde bucal, vacinação e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C foram realizados 2.316 atendimentos, o que faz que a prevenção seja mais abrangente.
Números
832 – Consultas médicas
797 – Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C
613 – Atendimentos de Saúde Bucal
74 – Homens vacinados
Conforme a secretária de Saúde Adriana Maura Maset Tobal “ o novembro Azul é uma campanha de conscientização, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Agradecemos a todos os homens que foram na ESF e se preveniram e a equipe do SUS de Costa Rica que fizeram a diferença nesta campanha”, frisou a gestora.
A ação do dia D aconteceu na ESF Central, entretanto, foi mobilizado homens de todas as regiões do Município para participar e também equipes de outros Postos de Saúde para que o atendimento fosse realizado com agilidade e rapidez.
“A campanha passa, mas a prevenção deve ser realizada durante todo ano, por isso, os homens que por algum motivo não pode ir durante algum dia da campanha, pode procurar a unidade saúde mais próxima de sua residência”, destacou a coordenadora da Atenção Básica e assessora em Saúde Daiane Pupin.