Para amenizar os impactos provocados pela crise econômica no comércio neste ano, marcado pela frequente queda de vendas, as Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDLs) da Grande Vitória prepararam a campanha “Natal Premiado”. Nela, as prefeituras de Vitória, Serra e Cariacica anunciaram o adiantamento do 13º salário de seus servidores para aquecer as vendas nas lojas de seus municípios e movimentar a economia neste final de ano.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), vai antecipar em um mês o benefício aos 15 mil servidores do Executivo municipal. Geralmente pago no dia 20 de dezembro, ele será repassado no dia 25 de novembro.
“Com o agravamento da crise nacional, nós contingenciamos os recursos dos servidores e do décimo terceiro. Eles já estavam guardados. Esperamos que possa ajudar a melhorar o Natal, gerar renda, emprego e melhor movimentação da economia local”, explicou.
Já na Serra, o 13º salário deve cair na conta do servidor na primeira semana de dezembro, segundo o prefeito Audifax Barcelos (Rede). O pagamento só não poderá ser feito neste mês de novembro porque o Executivo acabou de conceder um reajuste de 3% aos 10 mil servidores municipais. Um impacto de R$ 500 mil na folha de pagamento, segundo o prefeito.
Em Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, Juninho (PPS), deve pagar o 13º aos servidores ainda na primeira quinzena do próximo mês. “A gente pretende também antecipar os décimos terceiros, temos uma característica de pagá-lo no dia do aniversário do servidor e o que puder antecipar vamos fazê-lo”, disse.
O presidente da CDL Vitória, Carlos Fornazier, explica os benefícios para os municípios. “Para os municípios é muito bom, quanto maior a arrecadação de imposto no município, maior é a participação dele no bolo de divisão do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços). Essa é a grande sacada dos prefeitos. Eles sabem que quanto mais venderem no município deles, mais terão direito ao imposto arrecadado lá”, disse.