A xAI apresentou nesta segunda-feira (17) seu modelo atualizado de inteligência artificial Grok 3, enquanto a startup liderada por Elon Musk busca manter o ritmo com as capacidades avançadas de raciocínio e busca dos modelos concorrentes.
Em um evento transmitido ao vivo no X de Musk, líderes da startup afirmaram que o Grok 3 tem melhor desempenho em benchmarks de matemática, ciência e programação do que o Gemini do Google, GPT-4o da OpenAI, Claude 3.5 da Anthropic e o modelo V3 da DeepSeek, embora não esteja claro como ele se compara a outros modelos de raciocínio de ponta como OpenAI o3-mini e DeepSeek R1. A empresa também descreveu os novos recursos da ferramenta, como busca avançada na web com “busca profunda”, a capacidade de programar jogos online e um modo “big brain” para raciocinar através de problemas mais complexos.
O Grok 3 está imediatamente disponível para membros dos planos de assinatura Premium+ do X por US$ 40 (cerca de R$ 230) mensais, ou usuários que se inscrevam diretamente no aplicativo ou site independente do Grok.
O anúncio da xAI ocorre em meio à crescente competição em IA, com grandes players de tecnologia correndo para investir em centros de dados maiores e mais robustos para alimentar modelos de IA mais poderosos. Gigantes da tecnologia acreditam que a IA está a caminho de revolucionar como as pessoas trabalham, se comunicam e navegam na internet, incluindo a substituição de mecanismos de busca tradicionais e processos de programação.
Empresas de tecnologia americanas agora também enfrentam um novo tipo de competição da DeepSeek, a startup chinesa cujo modelo R1 recentemente lançado levantou grandes questões sobre os investimentos em infraestrutura de IA do Vale do Silício, pois sugeriu que modelos avançados poderiam ser treinados de forma mais eficiente. Musk disse que o Grok 3 foi construído com 10 vezes mais poder computacional que o modelo anterior da xAI, o Grok 2, após a empresa abrir um novo centro de dados no Tennessee no ano passado.
O bilionário se referiu ao Grok 3 como “uma espécie de beta” por enquanto. “Espere algumas imperfeições no início, mas vamos melhorá-lo rapidamente”, declarou.
Musk também provocou sobre um “modo de voz” para o Grok 3 — similar ao recurso de conversação natural em apps concorrentes, incluindo o ChatGPT — que ele disse que seria lançado nos próximos dias.
Ao mesmo tempo, Musk, que também assumiu um papel fundamental na reformulação do governo federal como “funcionário especial do governo” sob o Presidente Donald Trump, tem procurado aumentar sua influência no espaço da IA.
Musk liderou na semana passada um grupo de investidores oferecendo comprar a OpenAI por $97 bilhões, o último movimento em sua rivalidade contínua com o CEO da empresa-mãe do ChatGPT, Sam Altman, que o conselho da empresa rival rejeitou. Musk acusou a OpenAI de abandonar sua missão de ajudar a humanidade porque planeja fazer a transição de sua estrutura sem fins lucrativos. O bilionário também instou a OpenAI a tornar mais de sua tecnologia open-source.
Questionado na segunda-feira (17) sobre tornar open-source os próprios modelos da xAI, Musk disse que a startup disponibilizará publicamente o código por trás de seu modelo Grok 2 anterior quando o Grok 3 estiver “maduro e estável” nos próximos meses.
Pesquisa mostra impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho
Fonte: CNN Brasil