Não é de hoje que os moradores de Jardim Camburi fazem reclamações a respeito da falta de cuidados com os produtos alimentícios comercializados no Supermercado da Rede em Jardim Camburi..
Após inspeção realizada nesta terça feira, dia 9 de junho, as portas do Supermercado foram fechadas pelo PROCON e pela Vigilância Sanitária, após uma enxurrada de reclamações realizadas em redes sociais na internet.
As reclamações tomaram as redes sociais após uma postagem sobre a venda de carnes estragadas. Uma moradora do bairro publicou um vídeo mostrando o produto com a coloração alterada e o prazo de validade vencido. O filme teve 185 mil vizualizacoes, mais de 1300 curtidas e 1100 compartilhamentos.
Após tamanha repercussão, Leon Mombrine, morador do bairro e um dos administradores da página aonde as postagens foram feitas, contou que a gerência do Epa chamou moradores para uma reunião sobre o assunto e afirmou serem normais devido ao tamanho da loja.
Durante a fiscalização, realizada a pedido da 35ª Promotoria de Vitória, foram apreendidos produtos impróprios à comercialização e consumo. Foi constatado, também, o descumprimento à interdição parcial de três setores do estabelecimento (hortifruti, padaria e fatiamento), realizada pela Vigilância Sanitária Municipal, nesta segunda-feira (8).
O supermercado ficará interditado pelo prazo máximo de 10 dias ou até que a empresa apresente provas sobre a adequação da sua postura, o que será verificado posteriormente pelos agentes de fiscalização. A gerente do supermercado foi autuada em flagrante por negligência em expor à venda produtos com data de validade expirada.
A Rede Epa já havia sido autuada dez vezes, este ano, em mais R$ 54,9 mil, no ano de 2014, pela comercialização de produtos inadequados, vencidos, com lacres rompidos, latas amassadas e alimentos sem quaisquer informações de origem, lote, data de fabricação e validade.
Por Maurício de Araújo
Para o Jornal Metrópole