Você tem dificuldade de dizer não quando lhe pedem algo? Assume responsabilidades que não são suas, muitas vezes se prejudicando para ajudar o outro? Tem dificuldade em se expressar livremente, de falar o que sente, o que pensa? Dificuldade de tomar decisões?

Supleno Mordaça

Se você respondeu sim, pelo menos a uma dessas perguntas, eu tenho uma notícia para você: A necessidade de ser aprovado, o medo de ser rejeitado o leva a ter comportamentos contra si mesmo, contra a sua expressão natural. Muito cedo aprendemos a nos deformar a partir da educação que na intenção positiva dos pais, castra a criança e ao se tornar adulta, recursos tão importantes que trazemos conosco como autenticidade, criatividade e autoestima adormecem dentro de nós.

Somos treinados para confiar mais nos outros do que em nós mesmos. E assim nos tornamos dependentes, presos como escravos emocionais dos outros.

Algo comum que acontece e talvez você que está lendo agora já passou por isso. As famosas comparações que fazem conosco, quando afirmam coisas do tipo: Está vendo, você deveria ser como ele, inteligente….Olha que exemplo, você deveria ser assim….

Crescemos e muitas vezes, essas coisas ficam dentro de nós, nos levando a acreditar que o outro é melhor, e que não somos bons o suficiente. Temos a sensação de que existe algo de errado conosco. Este é um dos sintomas que nos leva a nos distanciar de nós mesmos, agindo de determinada maneira para sermos aceitos, para corresponder as expectativas que um dia esperaram de nós.

Quando se perceber dizendo: Não posso fazer isso. O que irão pensar de mim? Não posso falar o que penso, o que sinto, seguir tal carreira, podem falar mal de mim, tenho medo da reação das pessoas e por aí vai….. Lembre-se: Você foi moldado, enquadrado a viver  de uma forma para corresponder uma ideia que esperavam que você fosse para eles e não para você mesmo.

Supleno Vergonha Acusação Julgamento

Grande parte do sofrimento é a não aceitação de si. Um dia te olharam de uma forma deformada e você acreditou e assumiu esta visão como sua. Ora, você se olha como os outros te olharam e não como você realmente é, um ser com potencial extraordinário.

Afinal, quem é você?

Talvez nem saiba responder, não é mesmo?

Se sente confuso, perdido em meio aos valores e crenças que lhe foram passados, valores  que não te promovem, muito pelo contrário, te reduzem à uma opinião alheia. E tudo isso não seria um problema se não tivesse um ser aí dentro de você que quer viver de verdade, sendo você mesmo.

O que te impede de se libertar?

Você já se fez esta pergunta?

Supleno AprovaçãoEsta resposta está aí, dento de você. Esta descoberta  será o princípio em que perceberá que a aprovação que você sempre buscou nos outros nunca o preencheu de verdade, é uma armadilha, uma mera ilusão. A aceitação e o reconhecimento só acontecerão quando você mesmo o fizer. Quando este fenômeno eclodir dentro de você, então se sentirá real para si mesmo e não mais um ideal para os outros.

Leave a comment