[ad_1]

A palavra mitologia vem da junção do grego “mythos” que entre outras coisas significa lendas, e “gia”, o sufixo que indica “estudo de alguma coisa”.  Em seu sentido mais coloquial, o termo é associado às descrições religiosas de povos antigos, como mitologia grega, nórdica ou egípcia, sendo todas politeístas. Os Deuses oriundos dessas crenças mexem com o imaginário popular e são temas de diversas histórias de ficção que se aproveitam desses elementos. Pensando nisso, decidimos selecionar 5 games baseados em diferentes mitologias.

1 – Mitologia Grega: God of War Trilogia Original

Antes de sofrer um “soft reboot” baseado na mitologia nórdica, a trilogia original de God of War ficou bem conhecida por colocar o protagonista Kratos buscando vingança contra os Deuses do Olimpo. No terceiro jogo há uma série de batalhas contra nomes famosos, como Zeus, Hércules, Hélios e outros.

2 – Mitologia Nórdica: Valkyrie Profile

Diferente do God of War citado anteriormente, o Valkyrie Profile, mesmo contando uma história original e tendo diversos personagens inéditos, é bem fiel aos elementos da mitologia nórdica. Os Deuses têm falhas de caráter, visitamos a árvore de Yggdrasil e várias outras coisas que compõem a mitologia.

3 – Mitologia Egípcia: Assassin´s Creed Origins

Se passando no Egito antigo, o Assassin´s Creed Origins (e sua expansão “Maldição dos Faraós”) não só é um excelente jogo pelo puro entretenimento, como também é uma verdadeira aula sobre a cultura egípcia, chegando a ter um modo educativo chamado “Discovery Tour”. Para estarem certos quanto a fidelidade do jogo com as mitologias do Egito antigo, os desenvolvedores da Ubisoft contrataram profissionais da área para darem uma consultoria.

4 – Mitologia Japonesa: Okami

Clássico da Capcom que infelizmente não rendeu sucesso comercial em seu console de origem (Wii), o Okami se passa no antigo Japão e temos diversos elementos oriundos da mitologia asiática, incluindo a Deusa do Sol Amaterasu e seus irmão Susanno (deus dos trovões e dos mares) e Tsukuyomi (deus da lua). Uma verdadeira obra de arte em todos os sentidos e excelente para conhecermos um pouco das mitologias asiáticas.

5 – Mitologia Hindu: Skyblazer

Voltando ao passado, Skyblazer para Super Nintendo é aquele jogo que não ganhou muito destaque, mas é considerado um ótimo título por quem conhece. Por ser um game de plataforma da época, ele não tem a riqueza de conteúdo dos outros jogos da lista, mas temos elementos como Vishnu, Ashura e cenários típicos.

[ad_2]

Leave a comment