Alguns alimentos são ricos em nutrientes que ajudam a controlar a ansiedade. Entre eles, estão aqueles que oferecem boa quantidade de nutrientes que participam da formação da serotonina – um neurotransmissor importante que contribui para regular o sono, o humor, a saciedade, entre outros.
Leite, ovos e derivados: ajudam a aumentar a produção de serotonina, já que são ricos em triptofano. O ideal é consumir até três porções por dia.
Chocolate: contém açúcar, gorduras e tirosina, uma substância que estimula a produção de serotonina e minerais importantes, como cobre, manganês e magnésio.
Banana, açaí, tomate, ovos e grão de bico: são ingredientes ricos em triptofano,ajudando na produção da serotonina.
Maracujá: a fruta contem passiflorina, substância de ação calmante. Alface e chá de camomila também entram na lista de alimentos com ação tranquilizante.
Salmão, atum e linhaça: são alimentos ricos em ômega 3, substância que também ajuda a reduzir os níveis de ansiedade no organismo.
Carboidratos e cereais integrais: são ricos em fibras e a quantidade de carboidratos complexos ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e a energia. Os cereais integrais são ricos em vitaminas do complexo B.
Castanhas, abacate, nozes e amêndoas: contém boa dose de magnésio, que ajuda a converter o triptofano em serotonina.
Enfim, com uma boa alimentação, é possível combater o mal da ansiedade. Afinal a cura das doenças pode muito bem ser encontrada na própria alimentação.