Deputados consultam Cade sobre efeitos no mercado do projeto BR do Mar

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um requerimento dirigido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão ligado ao Ministério da Justiça, em que são questionados dispositivos do PL 4.199/2020, acerca da potencialização da concentração de mercado no setor de cabotagem.

O projeto, que institui o programa de navegação BR do Mar, está tramitando em caráter de urgência na Casa, mas teve votação adiada pela terceira vez nesta semana.

As dúvidas levantadas pelo deputado Fausto Pinato (PP/SP) se referem às mudanças nas condições de afretamento de embarcações.

Segundo o parlamentar, é preciso de um parecer do Cade, que defina se o texto encaminhado pelo Ministério da Infraestrutura poderá limitar a competitividade, restringindo o setor de cabotagem às empresas que já possuem frota no Brasil, o que impossibilitaria o ingresso de novos empreendimentos e dificultaria a atuação de empresas menores, sem embarcações próprias.

Continua após a publicidade

Instrumento de mídia independente atuante no Brasil desde 2005, idealizado por Mauricio de Araujo e comprometido com a disseminação de informação validada e verdadeira, sem nenhum comprometimento político, ideológico ou religioso. Entidades ou grupos de classe com viés políticos ou ideológicos não nos representam e NÃO devem ser identificados ou interpretados como nós ou nossos representantes, haja vistas não mantemos NENHUM VÍNCULO com estes grupos.
Ir para o Topo