Acompanhado do vice-governador, César Colnago e lideranças municipais, o governador Paulo Hartung inaugurou, na manhã desta sexta-feira (06), a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Itarana. Funcionando em novo endereço, a unidade foi totalmente reequipada e os investimentos, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres (SEASM), superam R$ 900 mil.
O CRAS terá um atendimento médio de 300 famílias por mês. O Centro  atua com o acessoProgramas de transferência de renda como o Bolsa Família (BPF), Bolsa Capixaba, Tarifa Social e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Designado por Paulo Hartung como porta-voz  do Governo do Estado na solenidade, o vice-governador Cesar Colnago relembrou que o Poder Executivo Estadual está executando uma política de austeridade fiscal priorizando a redução de custeio, mas priorizando investimentos para  manutenção de serviços em áreas essenciais.
Estamos aqui por uma grande obra. O CRAS não é um equipamento público qualquer, pois tem como função fundamental trabalhar a essência da sociedade, que é a família. É o CRAS que ajuda,principalmente as famílias em situação de vulnerabilidade, a restabelecer o diálogo com diferentes áreas como Educação e Segurança Pública“, ponderou César.
A secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres,  Sueli Vidigal, reforça a importância da unidade no acesso aos direitos e cidadania. “O CRAS é um dos instrumentos mais importantes em um município,  pois permite diagnosticar a real situação da população e planejar as ações socio-assistenciais. Enquanto secretária, é um prazer poder entregar esta unidade e integrar  ocompromisso deste governo em manter todos os programas sociais“, disse. O prefeito Ademar Schneider reforçou a importância do novo espaço. “Atuando em um local estruturado poderemos atender a população com dignidade e avançar em diagnósticos precisos“, comentou.
Atividades do CRAS
Entre as principais atividades desenvolvidas no espaço estão: acolhida; acompanhamento de famíliasacompanhamento prioritário de famílias em descumprimento de condicionalidades do PBF, dos beneficiários do BPC, das atendidas com benefícios eventuais; atendimento particularizado de famílias ou indivíduos; grupo/oficina com famílias; visitas domiciliares; apoio para obtenção de documentação pessoal; encaminhamentos de famílias ou indivíduos para a rede de serviços socio-assistenciais e para demais políticas públicas; e etc (Censo 2014).
140 CRAS em todo Estado
O CRAS de Itarana integra as 140 unidades em funcionamento no Estado, distribuídas em todos os 78 municípios capixabas. O CRAS faz parte de uma política pública de assistência que visa à realização de atividades de forma integrada para contribuir com a inclusão, além de assegurar ações de assistência centradas na convivência familiar e comunitária.

 

Leave a comment