Saúde Pública: Governo decreta situação de emergência.

Em reunião de secretariado, o governador Paulo Hartung discute situação no ES

Diante da situação anormal decorrente de iminente perigo à saúde pública e pelo aumento da presença do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado do Espírito Santo decretou, neste sábado (05) situação de emergência na Saúde. Esse fato foi motivado porque o Espírito Santo registrou, entre 04 de janeiro e 28 de novembro deste ano, 35.388 casos de dengue.  Já em relação ao Zika vírus, o Estado registrou, até a última terça-feira (01), 185 casos suspeitos da doença, sendo que cinco desses foram confirmados laboratorialmente (04 em Vitória e 01 em Vila Velha).
Na manhã desta segunda-feira (07) o governador Paulo Hartung e o vice, Cesar Colnago, se reuniram com o secretariado, diretores de órgãos e empresas públicas estaduais com objetivo de debater o aumento da presença do mosquito Aedes aegypti no Espírito Santo. Durante a reunião, o governador assinou decreto que cria ações de combate e controle para intensificar a fiscalização de possíveis focos de mosquito nas dependências de órgãos públicos estaduais. A reunião de secretariado foi realizada no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.
O decreto 2156-S, assinado pelo governador Paulo Hartung, determina que a segunda-feira sejasemanalmente, o dia obrigatório de fiscalização de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti nas áreas internas e externas de todos os edifícios públicos do Poder Executivo Estadual em virtude de eminente perigo à saúde pública.
Essa reunião é para envolver toda a equipe de Governo com o objetivo de avançar em nossas ações e, principalmente, na ampliação da capacidade de mobilização uma vez que levantamentos demonstram que mais de 70% dos focos estão nos domicílios. Temos que mobilizar a sociedade. Além disso, no último sábado decretamos situação de emergência na Saúde para facilitar e agilizar as ações necessárias. Importante lembrar que solicitei ao Ministério da Saúde a disponibilização de repelentes para nossa equipe distribuir nos mutirões e, solicitamos, ainda, que o repelente seja incluído como item na rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ponderou Hartung.
O governador lembrou ainda que  solicitou ao Ministério da Saúde inseticida para ações emergenciais e apoio do Exército para combater o Aedes aegypti.
exército dengueAinda nesta sexta-feira (04), acompanhado do vice-governador, César Colnago, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, Hartung esteve reunido com o comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Edson Massayuki  Hiroshi,  entregou uma cópia dos documentosreforçou a importância da presença do Exército.  “A ideia é colocar soldados qualificados para desenvolverem função similar à de agentes de saúde atuando na orientação à população, além de ajudar na fiscalização dos vetores que possam existir nas residências para que se evite a procriação do mosquito transmissor das doenças“, explicou o coronel Edson Massayuki.

Durante o encontro, o governador Paulo Hartung, reforçou que o pedido pela ajuda do exército tem como objetivo auxiliar os municípios capixabas nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Começamos pela Grande Vitória, região que apresentar mais casos, em seguida vamos fazer uma mobilização com os municípios do interior do Estado. A ideia é envolver gestores públicos e sociedade”, disse Hartung.

Números da epidemia:

35.388 casos de dengue
185 casos de Zika Vírus
3 bebês nascidos com microcefalia
10 grávidas com sintomas de Zika vírus
8 grávidas gerando bebês com microcefalia

Medidas tomadas
– Decreto de situação de emergência
– Solicitação de apoio ao Exército para combate ao mosquito
– Organização do gabinete de monitoramento da crise formado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e secretarias de saúde municipais
– Formação de um comitê de especialistas para monitoramento da situação (sociedade de obstetrícia, pediatria, infectologia, neurologia e especialista da Sesa)
– Estabelecimento de parceria com o Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para realização de exames de diagnóstico
– Envolvimento com as secretarias de Governo parceiras para o combate ao vetor (Corpos de Bombeiros, Defesa Civil, Seg, Sedurb) – Mobilização das escolas para conscientização dos pais de ações para combate ao mosquito.
– Solicitação ao Ministério da Saúde de fornecimento de insumos e equipamentos para a realização de exames no laboratório central da Sesa
– Solicitação ao Ministério da Saúde de inseticidas para ações emergenciais
– Intensificação da mobilização social
– Mutirão de capacitação em todo o Estado para médicos e enfermeiros de manejo clínico para Dengue, Chikungunya e Zika Vírus
– Frota de veículo disponível com equipamento UBV
– Bombas costais a serem utilizadas em áreas com surto/epidemia
– Campanha na mídia alertando a população acerca dos riscos e informação sobre a importância de controlar o vetor
– Identificação de síndicos da dengue em prédios públicos, com conscientização de toda equipe de governo.
Ações/Gestantes
– Fluxo de atendimento à gestante permanece o já existente da rede materno infantil
– Solicitação ao Ministério da Saúde da inclusão do repelente na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e o fornecimento imediato de 50 mil unidades
– Protocolo de atendimento será publicado na próxima terça-feira (08)
– Reunião com maternidades de alto risco na próxima quarta-feira (09)
Fonte:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do ES

 

Instrumento de mídia independente atuante no Brasil desde 2005, idealizado por Mauricio de Araujo e comprometido com a disseminação de informação validada e verdadeira, sem nenhum comprometimento político, ideológico ou religioso. Entidades ou grupos de classe com viés políticos ou ideológicos não nos representam e NÃO devem ser identificados ou interpretados como nós ou nossos representantes, haja vistas não mantemos NENHUM VÍNCULO com estes grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o Topo