Vereadores de Vila Velha estariam reclamando convites para eventos…

0
Crie o seu Negócio Próprio

Quando não se tem ideias, as palavras são inúteis e até nocivas; melhor calar-se do que falar só para confundir. (A. Ganivet)

gilberto-clementino-180x150

Incrível o comportamento de parte dos vereadores da Câmara Municipal de Vila Velha, cidade do Espírito Santo. Mas como registramos sempre, existem exceções, muito poucas mais existem. Dessa feita reclamam não estar sendo convidados para eventos onde comparece o chefe do Executivo Municipal. É o fim da picada… Omissos, sem ideias e projetos, comportando-se como “vacas de presépio”, andam a reclamar de convites para reuniões aonde chegam os holofotes e espaço nas publicações do dia seguinte, mesmo que sejam tomados por “papagaios de pirata”. Aliás, a população está calejada e não se engana. Reclamar de esquecimento tudo bem, mas para um cidadão como Russo, ex-assistente de palco do programa Chacrinha, da Globo, uma lembrança querida do entretenimento televisivo,  não lembrado na festa dos 50 anos da emissora, ou ex-beatle Paul MCartney, um ícone do rock,  barrado duas vezes na entrada de uma das festas realizadas após a cerimônia de entrega do Grammy. Mas, melhor ainda, todos os eleitores (contribuintes) apenas lembrados quando se aproximam as eleições. Tudo isso é justo, mas vereador reclamar de não ser convidado para reuniões com as comunidades…

Para se ter uma ideia observem o que acontece e se encontra registrado no próprio site da Câmara Municipal de Vila Velha. Em pronunciamentos que constam no site um vereador declarou; “No ano passado, ainda nessa luta, fomos a Brasília (DF) com os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara, para visitar nossos deputados federais e senadores, com o objetivo de pedir recursos, por meio de emendas parlamentares, para investimentos em saneamento básico na Região 5. Mas o governador Paulo Hartung saiu na frente e já tomou as providências que cabiam ao estado, para alavancar este importante projeto, que deixará 100% das residências de Vila Velha (e não só da Região 5) atendidas com redes de esgoto”. Realmente é de gargalhar! Um grupo de vereadores foi a Brasília visitar os deputados federais e senadores do Espírito Santo, para pedir recursos. Parece piada. Se não tem dinheiro, qual a razão dos gastos com as despesas de viagem se os parlamentares são do Espírito Santo e essa conversa poderia ter se dado exatamente aqui, onde todos têm sua base. Brincadeira… E ainda querem ser convidados, oficialmente, para estar junto a população quando algo positivo acontece…

Mas, não fica nisso. Outro vereador, em pronunciamento, discursou sobre o óbvio reconhecendo “a importância histórica da iniciativa do prefeito Rodney Miranda, de construir mais duas estações de bombeamento na cidade, para combater os alagamentos em períodos de chuva. A Ordem de serviço para a construção das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais do Canal da Costa e do Sítio Batalha foi assinada pelo prefeito na última sexta-feira (26), em solenidade pública que contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB)”. Ou seja, ações importantes serão levadas a efeito, mas a chancela é do governador do Estado, enquanto suas excelências se limitam a elogios de inciativa alheia, diante da flagrante falta de iniciativa do legislativo municipal. Repito: e ainda querem ser convidados, oficialmente, para estar junto a população quando algo positivo acontece…

Como nem tudo está perdido, e as exceções existem, saibam tantos quantos queiram que a Câmara de Vila Velha aprovou, em segunda discussão e com pareceres favoráveis das comissões permanentes de Justiça, Saúde e Finanças, projeto de um vereador que busca a implantação do prontuário eletrônico do paciente, nas unidades da rede pública de saúde municipal. “A matéria também prevê que o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) seja identificado pelo seu número do SUS e que o cadastramento de seu prontuário e o acesso ao sistema seja feito de modo a preservar seu sigilo, identidade e integridade, assim como a autenticidade dos registros”. A proposição seguirá para análise do Poder Executivo e se sancionada, toda a comunicação e informação de saúde que transitem entre estabelecimentos, serviços e unidades públicas de saúde, com ou sem vínculo o SUS – Sistema único de Saúde deverá ser prestado preferencialmente por meio eletrônico. Medida simples, mas urgente, necessária e que merece aplauso. Poderia ser, obrigatoriamente, mas tá valendo…

Gilberto Clementino
Análise política

Comece aqui a sua Carreira Digital de Sucesso

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA