Esta pergunta geralmente não é muito difundida na web, e no geral, observamos que as empresas não se preocupam muito em avaliar seu Patrimônio Virtual, embora esta devesse ser uma preocupação tão relevante quanto a que se tem em relação à outros patrimônios físicos como os imóveis, veículos e outros bens materiais.
Nesta abordagem, podemos comentar alguns exemplos e casos de empresas que por se preocuparem com o valor agregado de sua estrutura de TI deram verdadeiros “saltos” financeiros, conquistando em alguns casos, milhões e até bilhões em patrimônio virtual, realizando verdadeiras revoluções financeiras que enriqueceram seus proprietários e sócios. Vamos citar alguns casos.
O caso Micro$oft
É conhecido por todos a revolução do software que fez do garoto Bill Gates, o homem mais rico do mundo por alguns anos seguidos, e que construiu todo o seu império em estruturas de TI e internet. Hoje a Multinacional é uma das maiores do mundo no segmento de TI e Web. Nesta mesma fala, poderíamos citar ainda outros gigantes como o famoso Google, o polêmico Facebook, e outros gigantes, mas quero citar a seguir alguns casos que às vezes passam meio despercebidos.
O caso da Mandic
Aleksandar Mandić começou sua história com a web quando esta ainda estava em processo de criação. O empresário iniciou uma pequena empresa de prestação de serviços eletrônicos na década de 1990. Sem nem cursar faculdade, mas sempre muito interessado em tudo que envolvia tecnologia e inovação, Mandić fez um curso em uma escola técnica, em São Paulo, onde se formou em 1972. No mesmo ano, iniciou sua carreira profissional, ingressando na Siemens, onde atuou na área de Automação Industrial com computadores de processo. Dezoito anos depois, em 1990 ele deixou a Siemens para abrir seu próprio negócio, a MANDIC BBS. Em 1996 com a chegada da Internet no Brasil, e através da sociedade com o grupo GP Investimentos, a MANDIC BBS se transformou em uma das gigantes da Internet brasileira, a MANDIC INTERNET S.A. No final dos anos 90, tanto Aleksandar Mandić quanto o GP Investimentos venderam a Mandic para uma empresa argentina, chamada O Site. Esta foi uma negociação milionária que rendeu uma fortuna a Mandic, que em janeiro de 2000 torna-se sócio fundador da IG. Já em janeiro de 2002, decidido a ter novamente seu próprio negócio, o executivo reabriu a MANDIC, só que dessa vez o foco era em e-mail corporativo. A empresa só crescia e ganhava novos clientes com um serviço de e-mail que evoluiu para a oferta de produtos de computação em nuvem. Dez anos depois, em março de 2012, o empreendedor vendeu a empresa para o fundo de investimentos Riverwood Capital, por R$ 100 milhões. Com a venda, Aleksandar Mandić comprou uma pequena participação no próprio Riverwood onde atua como conselheiro na empresa. Para Mandic, a preocupação com seu patrimônio virtual, lhe rendeu uma vultuosa fortuna com a venda de suas empresas.
O caso Buscapé
O Buscapé é um dos casos de sucesso mais famosos do Brasil. O site, que compara preços de produtos em lojas de todo país, revolucionou o mercado e serviu de exemplo para que outros brasileiros se arriscassem no empreendedorismo, especialmente usando a internet. Mas, para quem achou que o Buscapé nasceu por acaso, assim como a maioria das empresas de sucesso, se enganou. Quando os estudantes Romero Rodrigues, Rodrigo Borges, Ronaldo Takahashi e Mario Letelier se uniram, eles já planejavam abrir um negócio. A escolha pelo mercado online se deu por um motivo simples: eles queriam inovar e a internet era a melhor opção para isso. Podemos considerar este como o maior exemplo de quanto um site bem desenvolvido pode enriquecer seus donos, pois o Buscapé, tornou-se referência internacional, levando a companhia a um faturamento de R$ 50 milhões em 2008. Quatro anos depois, o grupo de mídia sul-africano Naspers anunciou a aquisição de 91% das ações da companhia por US$ 342 milhões.
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Bom, penso que estes exemplos sejam mais que suficientes para mostrar o quanto é importante cuidar do patrimônio virtual de seu negócio. Um site bem elaborado vai fazer toda a diferença, valorizando o seu negócio, independentemente de este ser voltado ao mercado tecnológico ou não.
Então, se você não está dando o devido cuidado ao seu patrimônio virtual, é hora de rever isso e começar a investir em uma boa estrutura de web, pois hoje, o patrimônio virtual de sua empresa pode ser o marco diferencial para o seu sucesso.
Por Maurício de Araújo,
para o Jornal Metrópole