Colonização do ES e 481 anos de Vila Velha

0
Crie o seu Negócio Próprio

REUNIÃO PSDB - 22.02.2016 009.MOV_snapshot_00.18_[2016.03.04_11.16.46]“Sob a colina sagrada
Vasco Coutinho fundo
A cidade encantada
Que a Virgem Santa abençoou”. (trecho do Hino de Vila Velha)

É imensa a importância histórica desse município brasileiro fundado em 23 de maio de 1535 (mais antigo do Estado) pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, que chegou à Prainha na caravela Glória, segundo registros de históricos, dando início a povoação de Vila Velha, primeiro núcleo populacional da capitania. Na tarefa de catequese dos índios da região, destacou-se a figura de José de Anchieta. Vila Velha foi sede da Capitania até 1549, quando a capital foi transferida para Vitória. Portanto, comemoram-se 481 anos. Seu patrimônio histórico é orgulho da população local e de todo o Estado. Destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943. 

DSC_0147

Todos os anos, simbolicamente, Vila Velha é a capital do Espírito Santo por um dia. Neste ano, as chamas que simbolizam essa transposição foram transferidas de Vitória para Vila Velha, saindo da Praça do Papa até a Prainha. Velocistas da Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda-Vidas de Vila Velha fizeram o revezamento que passou pela Terceira Ponte, percorrendo um trecho de aproximadamente sete quilômetros. Ao final, a pira ficou no bairro Prainha devido à importância histórica do local. Foi ali que, há 481 anos, a caravela Glória, que trazia Vasco Fernandes Coutinho, aportou e deu início a uma bela história de uma cidade com riquezas únicas, onde nasceu o Espírito Santo.

Hino do município de Vila Velha (Letra por Sérgio Vilella de Moraes e Melodia por Sérgio Vilella de Moraes)

Venha de onde vier
Vamos chegando devagar
Veja a beleza desta terra.
Com o seu povo feliz sempre a cantar.

Sob a colina sagrada
Vasco Coutinho fundo
A cidade encantada
Que a Virgem Santa abençoou.

Homens, mulheres, crianças
Juntos num só coração
Para frente Vila Velha querida
Pela grandeza da nossa nação.

Oficializado pela lei municipal nº 1.356, de 22 de junho de 1971. O hino do município de Vila Velha é também conhecido como “Cidade Encantada”.

download (8)

Anualmente, também se realizam diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil; o Festival do Chocolate e as famosas Corridas Garoto, em que a Chocolates Garoto, uma das maiores e mais antigas indústrias de Vila Velha, expõe seus trabalhos e sua marca, que conquistou o país e o mundo.

Gilberto Clementino
Colunista
Crédito foto: site PMVV e internet

Comece aqui a sua Carreira Digital de Sucesso

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA