janete-de-sa“Recursos hídricos no norte e extremo norte do Espírito Santo”, esse é o tema da audiência pública que a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa vai realizar amanhã, dia 16, no município de São Mateus. O objetivo é debater os impactos provocados pela estiagem nas lavouras da região. “Nós estaremos fazendo essa audiência pública no município de São Mateus, convidando todo o Norte e Noroeste do Estado para estar presente, discutindo essa questão. Nossa intenção é, junto com o governo do Estado, buscar alternativas e recursos para enfrentar essa crise que vai ser uma das piores já enfrentadas pelo o ES. Nós vamos aprofundar ainda mais as perdas que nós já tivemos por conta do grande período de chuva, um longo período de estiagem e agora uma das estiagens mais severa que já aconteceu no Estado do ES. É uma situação preocupante, nós queremos estar discutindo com os prefeitos, com os vereadores, com as autoridades políticas locais, com o governo do Estado para enfrentarmos juntos esse problema”, declarou a presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, deputada Janete de Sá(PMN).

A audiência Pública para discutir o problema da seca nas regiões norte e noroeste do Estado está marcada para acontecer às 14hs, na Faculdade Vale do Cricaré, localizada na rua Humberto de Almeida Franklin, bairro Vila Nova, em São Mateus.

Na reunião da última segunda-feira, dia 6, a comissão recebeu a visita do prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana (PSB) e do vereador de Pinheiros, Lúcio Ferreira da Costa (PMN). Os dois pediram o empenho dos deputados que integram a Comissão de Agricultura e da bancada federal, para sensibilizar os governos do Estado e Federal, já que os produtores rurais não estão perdendo suas lavouras e não tem como quitar suas dívidas. O prefeito Lubiana disse que está preparando um decreto de emergência por conta da seca. ”Em dois anos e dez meses de mandado esse é o quarto decreto que vou publicar, três por conta de seca, e um por causa da enchente”, declarou o prefeito. Já o vereador de Pinheiros, Lúcio Ferreira da Costa (PMN), que também integra a comissão de agricultura da Câmara municipal, afirmou que todo o Norte do Espírito Santo está gritando por socorro por causa da crise hídrica.

São membros efetivos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá, os deputados Padre Honório, Raquel Lessa, Eliana Dadalto e Freitas. A comissão se reúne todas as terças-feiras, às 10hs, no plenário Rui Barbosa.

Nety Façanha (assessora de imprensa da Deputada Janete de Sá)

Leave a comment