Nesta terça-feira (17), o governador Paulo Hartung embarcou para Brasília para uma reunião de trabalho com a presidente da República, Dilma Rousseff. O encontro para avaliar as ações e medidas que podem amenizar os impactos da passagem da lama de dejetos que castiga o Rio Doce após rompimento da barragem de Mariana (MG), bem como propostas para recuperação de todo ecossistema do rio aconteceu às 17 horas, no Palácio do Planalto.
Além de Hartung e Dilma, estavam presentes no encontro o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, os ministros de Meio Ambiente, Izabella Teixeira; Casa Civil, Jaques Wagner; e Integração Nacional, Gilberto Occhi. Também participaram a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, General Adriano Pereira Jr.
“Desde o anúncio do rompimento da barragem, em Mariana (MG), estamos atuando de forma preventiva orientando a população sobre os riscos e buscando alternativas para o abastecimento de água nos municípios de Baixo Guandu e Colatina. Além destas ações, que reitero, são muito importantes, é preciso termos uma visão de médio e longo prazo para a necessidade de trabalharmos a estruturação de um plano para recuperação do Rio Doce”, afirma o governador capixaba.