Temporal em Recife deixa saldo de 173 quedas de árvores, 55 acidentes e uma morte

0
Crie o seu Negócio Próprio

Os estragos produzidos pelo forte temporal que atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) na tarde e noite da sexta-feira (29) causaram a queda de 173 árvores, 89 semáforos danificados e 55 acidentes pela cidade. Um ciclista morreu após ser atingido por galhos de uma árvore que caiu na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no Espinheiro, Zona Norte do Recife.

Na manhã deste sábado (30), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), realizou vistoria nos bairros do Bongi, San Martin e Parnamirim. O chefe do Executivo municipal também esteve na Rua da Harmonia, nas Graças, onde acompanhou a retirada de uma árvore de grande porte que atrapalhava o trânsito na via. Pela manhã, vários bairros do Grande Recife ainda permaneciam sem luz por toda a Região Metropolitana. Internautas registravam mais de 17 horas sem luz em residências.

Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), não há bairros inteiros sem energia, mas as localidades com maiores trechos com fornecimento comprometido são: Tamarineira, Derby, Boa Viagem e Brasília Teimosa. A previsão é que 95% de toda rede seja estabelecida até à noite deste sábado. Porém, não é descartada a possibilidade de que alguns pontos isolados permaneçam sem energia por mais de 24h. A prioridade será dada aos locais mais povoados.

Durante a madrugada a Defesa Civil registrou 13 ocorrências, totalizando 39 nas últimas 24 horas. Destas, sete causaram danos a imóveis e três famílias precisaram ser removidas para casa de familiares. As equipes da Defesa Civil estão em estado de alerta e, em caso de necessidade, a população pode entrar em contato através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e funciona 24 horas.

Segundo a Prefeitura do Recife, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está intensificando as equipes para atender as ocorrências, priorizando as que estão interrompendo o fluxo nos principais corredores viários. Além das árvores, as equipes da Prefeitura do Recife registraram danos a fachadas e coberturas de edificações, telhados, placas e outdoors. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

Tempestade

A chuva forte que caiu na Região Metropolitana do Recife (RMR) na tarde de sexta-feira (29) deixou um imenso rastro de destruição. Ao menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas em decorrência da queda de árvores.

Na Rua Jener de Souza, no bairro do Derby, região central da capital pernambucana, um oitizeiro caiu sobre dois carros e uma motocicleta por volta das 16h20 (horário local). Dentro dos carros, três pessoas ficaram presas. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde não informada. O Corpo de Bombeiros também foi acionado. O dono da moto não foi atingido.

No Centro, um raio atingiu parte da fiação elétrica da Avenida Cruz Cabugá, no cruzamento com a Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, Zona Norte do Recife. Em seguida, houve um estrondo, e a área do entorno ficou sem energia. O ponto onde o fio caiu foi isolado. O trânsito também ficou comprometido.

Moradores informam que também houve queda de energia nos bairros do Prado, Pina, Encruzilhada, Boa Viagem e Espinheiro. O Shopping RioMar, na Zona Sul, ficou parcialmente sem energia e funcionou com gerador. O Aeroporto dos Guararapes, na Imbiribeira, Zona Sul, também ficou às escuras. Segundo a Infraero, o voo 1284 da Gol, com 160 passageiros, procedente de Brasília, que deveria ter pousado no Recife às 16h24, foi desviado para João Pessoa.

Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que, por causa da chuva, registrou um maior volume de chamados na RMR na sexta. Ainda de acordo com a empresa, foi reforçado o contingente de profissionais de prontidão e “está concentrando todos os esforços para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas”. Para notificar fiação partida por raios ou quedas de árvores, é preciso ligar para o telefone 0800 081 0196.

Fonte: G1 Nordeste

Comece aqui a sua Carreira Digital de Sucesso

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA