Desde o último dia 05 (quinta feira) o Brasil assiste apreensivo a uma tragédia que já causou 15 mortes confirmadas, devastação e problemas por cidades de dois estados brasileiros, Minas Gerais e Espírito Santo. Duas barragens da mineradora Samarco Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Santa Rita Durão, em Mariana (MG), a 115 km de Belo Horizonte, romperam por volta das 16h30 desta quinta-feira.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, 500 pessoas já foram resgatadas, e mais de 100 kms de área já foram afetados.

Após uma pesquisa prévia na web, estamos noticiando aqui alguns dos vídeos que foram postados e compartilhados na rede mundial, dando uma visão geral deste triste episódio que marcou o país neste final de semana.

O vídeo acima mostra cenas inéditas que marcaram a tragédia. Quilômetros de terras devastadas pela enchente.

Veja no vídeo acima o momento em que as águas chegaram em Ipatinga.

No vídeo abaixo, cenas dos resgates de mais de 500 pessoas pelo Corpo de Bombeiros:

A pergunta que fica é a seguinte:

“Quantas tragédias como esta terão que se repetir para nutrir a ganância humana?
Está evidente que a falta de fiscalização coerente e a gana desenfreada destes magnatas causa estas tragédias. Esta não é a primeira vez que a ganância humana provoca mortes e desastres, estude os acontecimentos nos últimos dez anos e encontrará dezenas de eventos catastróficos, sempre provocados por alguma situação onde um correto planejamento poderiam evitar as ocorrências. Com isso, quem paga a conta são as milhares de vítimas destes acontecimentos.”

Por Maurício de Araújo
Jornalista e Blogueiro
Para o Jornal Metrópole ES

Leave a comment