Urgente: terror na França

 gilberto-clementino-180x150
“Este não é somente um ataque a Paris. É um ataque a toda a humanidade” (Barack Obama)

As atenções do mundo se voltam para duas regiões da capital parisiense. Uma sequência de atentados terroristas, com dezenas de mortos e reféns. “Um ataque terrorista sem precedentes“, afirmou o presidente François Hollande, em pronunciamento ao vivo pela televisão. Analistas internacionais especulam e outros afirmam que os ataques terroristas teriam a chancela do Estado Islâmico em represália aos franceses, que dias atrás destruíram um centro de distribuição de petróleo da célula do grupo terrorista na Síria, país que se encontra mergulhado em enorme crise e em guerra civil, travada, em sua origem, por diferentes interpretações religiosas. Entretanto, nenhum grupo terrorista até início da noite (13) havia reivindicado autoria dos atentados.

Mas, o que é Estado Islâmico? O autoproclamado Estado Islâmico é uma organização terrorista que tem suas principais bases no Iraque (Estado Islâmico do Iraque) e Estado Islâmico da Síria. O grupo defende uma leitura radical de ensinamentos religiosos do Alcorão.

Testemunhas afirmam ter ouvido dos terroristas a expressão árabe “Allahu okbar”. O termo árabe significa algo como “Deus é grande” e é usado pelos muçulmanos em diversas ocasiões, que vão desde as orações formais até manifestações de alegria e força. É comum que em atentados terroristas os protagonistas evoquem a afirmativa como “justificativa” para suas ações.

Gilberto Clementino
Análise Política

Crédito imagem: português.controlerator.org 

Instrumento de mídia independente atuante no Brasil desde 2005, idealizado por Mauricio de Araujo e comprometido com a disseminação de informação validada e verdadeira, sem nenhum comprometimento político, ideológico ou religioso. Entidades ou grupos de classe com viés políticos ou ideológicos não nos representam e NÃO devem ser identificados ou interpretados como nós ou nossos representantes, haja vistas não mantemos NENHUM VÍNCULO com estes grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o Topo